Conheça Um Pouco Mais Sobre Auditoria

0 Flares 0 Flares ×

Auditoria

É denominada auditoria toda a averiguação das normas e a análise detalhada das funções desempenhadas pelas empresas ou repartições. Tem como foco verificar que as empresas mantenham tudo conforme o planejado nas disposições e fazer com que as implementações sejam eficazes e ocorram da melhor forma possível, ou seja, a auditoria pode ser vista como uma análise sistemática das condições financeiras de uma corporação. Se resume em um exame detalhado e pericial que segue o desenvolvimento das operações contábeis descriminadas em um balanço.

Classificações de Auditoria

Existem duas classificações, podendo ser interna ou externa. No caso da interna, ela é realizada por um profissional que não possui vínculo empregatício com a empresa, já a externa é realizada por um funcionário, com o intuito de acompanhar e analisar os controles internos.

Hoje em dia, a auditoria externa é dividida em inúmeras segmentações de gestão, existindo muitas derivações, tais como: auditoria de demonstrações financeiras, auditoria de recursos humanos, auditoria contábil, auditoria jurídica, auditoria de sistemas, auditoria da qualidade e etc. Para os profissionais de demonstrações financeiras é exigida uma certificação que segue rigorosas normas profissionais.

A auditoria das demonstrações financeiras tem como objetivo, mostrar a opinião do auditor sobre as demonstrações financeiras e se elas estão razoavelmente apresentadas de acordo com os princípios dos conceitos da contabilidade. O objetivo geral é fazer com que o auditor expresse uma opinião, observando que as demonstrações financeiras estão razoavelmente apresentadas de acordo com os princípios de contabilidade geralmente aceitos.

Auditoria operacional e a auditoria de cumprimento possuem objetivos muito particulares, que vão de acordo com cada ramificação, podendo estar diretamente relacionada à contabilidade de uma empresa ou não.

A auditoria de cumprimento reúne a comprovação, revisão e a avaliação dos procedimentos operacionais e o controle de uma entidade.

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×