Como consultar CPF na SERASA

0 Flares 0 Flares ×

O CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) é o registro de um cidadão junto a Receita Federal no qual devem estar cadastrados todos os contribuintes (pessoa física e estrangeira com negócios no Brasil).

Ao se cadastrar no CPF o contribuinte recebe um cartão com um número com nove algarismos e mais dois dígitos verificadores. Este número é único, nunca muda e é o principal documento do cidadão brasileiro.

Você não precisa andar com o seu CPF na carteira, não é um documento obrigatório, mas será necessário ter ele em mãos caso queira abrir uma conta no banco e para que ele não seja cancelado você não poderá deixar de apresentar a sua declaração de renda por mais de dois anos consecutivos. O CPF também poderá ser exigido como instrumento auxiliar na autenticação da identidade do indivíduo.

A SERASA é uma empresa privada com um dos maiores bancos de dados do mundo e o disponibiliza para todas as pessoas que necessitam fazer uma consulta de CPF e, além disso, fornece um serviço gratuito de orientação ao cidadão. A SERASA tem sede em todas as capitais e principais cidades do Brasil.

Para fazer uma consulta gratuita na SERASA, procure a sede mais próxima de sua casa e apresente o seu RG, Carteira Profissional e o CPF. Se for outra pessoa que irá consultar por você (Procurador) forneça uma procuração específica para obter informações na SERASA com firma reconhecida.

Se a sua cidade não possui sede da SERASA você pode realizar consultas online através de empresas credenciadas a SERASA que disponibilizam acesso às informações financeiras, mas preste atenção esse serviço nem sempre é gratuito, é preciso ter cuidado para não cair em golpes, procure referências do site antes de efetuar pagamentos. Sites idôneos aceitam várias formas de pagamento, normalmente utilizando sites que protegem contra golpes, fique de olho.

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×