Como Mensurar Resultados de Uma Empresa

1 Flares 1 Flares ×

Mensurar Resultados

Mensurar segundo o Dicionário Online de Português é “Ação ou efeito de medir ou mensurar. Determinação do valor de certas grandezas.”.

Como Mensurar Resultados de Uma Empresa

À primeira vista mensurar resultados de uma empresa parece ser apenas comparar o patrimônio do início de um período com o do final e com isto verificar se houve perdas ou ganhos, mas na verdade isso seria um Balanço Patrimonial, o que era ênfase no início do século XX.  Pode parecer simples, mas na verdade não é. Para poder mensurar resultados de uma empresa é preciso também analisar dados que ocorreram dentro deste período como: quanto se produziu, quanto vendeu, se houve perdas ou investimentos, entre outros.

Variáveis Quem Devem Ser Observadas

Existem algumas variáveis que devem ser observadas, quando se deve mensurar resultados de uma empresa, tais como: garantir segurança aos números do balanço, como agir no caso de empresas que necessitam de resultados em intervalos de tempo menores, de que forma avaliar se o resultado é bom ou ruim e outras.

Contabilidade

Na verdade é importante destacar que a Contabilidade nos dias de hoje não mais retrata eventos passados, hoje é preciso projetar os resultados.

A Contabilidade tem como principal função fornecer informações quantitativas na maior parte de natureza financeira e relativa a entidades econômicas com o intuito de ser útil na tomada de decisões.

Os resultados precisam ser seguros e isto não é uma tarefa fácil, a mínima diferença que seja por mais irrelevante que pareça poderá vir a ser um prejuízo de grandes proporções, portanto o ato de mensurar resultados é muito importante e alguns aspectos devem ser bem observados.

Contabilidade – Mensuração

Em contabilidade mensurar significa atribuir valores numéricos a qualquer elemento ou objeto que se relacione a uma empresa e obtidos de tal forma que sejam agregados ou desagregados de acordo com situações que a empresa venha precisar.

7 Etapas da Contabilidade – Mensuração

– Identificar o tipo de decisão que deve ser tomada – é o que define a informação a ser fornecida e de que forma os dados serão mensurados;

– Identificar o sistema relacional empírico – identifica o conjunto de objetos e eventos que serão mensurados;

– Identificar a característica de interesse da medição – identificar a informação com a decisão que subsidiará;

– Identificar a unidade de mensuração – verificar se será feita em moeda nacional ou outra, se considerar centavos ou não, se será quilo ou metros e assim por diante;

– Definir a base de critérios – serão valores históricos, valores de reposição, valores descontados dos fluxos de caixa e outros;

– Identificar o sistema relacional numérico – evidenciar a escala ou unidade de mensuração a ser utilizado;

– Analisar o sistema de mensuração caracterizado à luz do purpose view (informação adequada) e do factual view (confiabilidade, validade, tipo de escala e significado numérico) – fornecer a informação correta na hora certa.

Conclui-se que mensurar não é um processo fácil e envolve uma serie de variáveis para cada atividade, e se relaciona com os eventos realizados pela empresa avaliada. A avaliação é feita de acordo com o desenrolar do evento e seus objetivos, e o tipo de decisão que será tomada bem como o grau de confiabilidade que se espera das informações são a base para mensurar corretamente.

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário

1 Flares Twitter 0 Facebook 1 Google+ 0 Pin It Share 0 1 Flares ×