Como Administrar Condomínios de Construção

2 Flares 2 Flares ×

Condomínios

Condominíos de construção é a denominação dada no caso de uma ou mais pessoas terem o domínio de um determinado bem. A constituição do condomínio pode ser convencional, ou seja, é feita a partir de um contrato entre duas ou mais partes e o incidental ou eventual, o mais comum neste caso dar-se a partir de herança. Existe também o legal o forçado que deriva do ornamento jurídico. Os tipos mais comuns de condomínios são:

Condomínios Verticais

Condominios de Construção Vertical

Os condomínios verticais são compostos por apartamentos no formato de torres, que pode ser uma ou várias.

Condomínios Horizontais

Condominios de Construção Horizontal

Os condomínios horizontais são formados por um conjunto de casas. É um tipo de condomínio pouco comum já que nas grandes cidades o espaço está cada vez mais escasso.

Tipos de Condomínios

Os condomínios podem ser tantos residenciais como comerciais, no qual o primeiro é destinado à moradia de famílias, já o comercial é a denominação dada aos condomínios para fins de comercio ou indústrias.

É importante que o condomínio possua um CNPJ, uma apólice de seguros para incêndios, raios e explosões, uma empresa responsável por sua manutenção e extintores. No caso da contratação de uma administradora é necessário que esta possua: Quadro societário, capital social e objeto social, certidão criminal e civil dos sócios e certidões negativas no INSS e FGTS.

O condomínio necessita também do Habite-se (documento disponibilizado pela prefeitura que determina que a edificação esta habita para moradia), auto de vistoria do corpo de bombeiros, alvará de aprovação, execução da construtora e para a instalação dos elevadores, mapeamento da rede de telefones, ventilação mecânica, dados e ar condicionado, projetos executivos de instalação de para-raios e da rede elétrica, certificado de garantia de equipamentos, tais como interfones, portões, circuito de tv e elevadores memorial do condomínio e manual do proprietário.

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário

2 Flares Twitter 0 Facebook 2 Google+ 0 Pin It Share 0 2 Flares ×