Como Anda a Contabilidade no Brasil

0 Flares 0 Flares ×

Contabilidade

A contabilidade tem como principio reunir informações a cerca das corporações, para que estas tenham condições de dominar seus patrimônios e calcular o desempenho de suas empresas.

Influência da Contabilidade Brasileira

Até 1964 a contabilidade brasileira era influenciada pelos conceitos da escola italiana, porém com a chegada da bolsa de valores e a implantação das multinacionais passou-se a usar o sistema americano. Atualmente vem passando por modificações para tornar suas praticas contábeis em uma ciência de linguagem global.

Lei 11.638

Em 2007 foi sancionada a lei 11.638, para as atribuições de novas normas internacionais de contabilidade ou IFRS (International Financial Reporting Standards). As IFRS adicionaram conceitos de direito societário, alinhando a contabilidade ás legislações americanas. Desta forma os princípios básicos a cerca da contabilidade tornaram-se comuns a todos os países. Facilitando assim a troca de informações entre mercados globais. As principais mudanças foram à reestruturação do Balanço Patrimonial, novos critérios para a avaliação dos ativos e passivos, publicação do fluxo de caixa e o demonstrativo do Valor Adicionado.

A partir de 2009 com a Resolução CFC 1.156/2009 todas as empresas passaram a elaborar seus demonstrativos financeiros de acordo com a IFRS. A justificativa de acordo com Comitê de Pronunciamento Contábil ou CPC é que os investidores internacionais tinham um alto custo para acessar as informações sobre as empresas brasileiras, já que era necessário a contratação de pessoas especializadas apenas em converter a documentação aos padrões americanos. Desta forma pretende-se diminuir o custo e aquecer o mercado trazendo investidores de outros países.

Além da criação da IFRS, em janeiro de 2007, o Decreto Federal nº 6022 implantou o Sistema Público de Escrituração Digital ou SPED para evitar a sonegação fiscal.  Todos os livros contábeis e fiscais tradicionais devem ser digitalizados de forma padrão, formalizando as relações entre empresas e a Receita Federal.

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×