Diferença entre CLT e PJ

2 Flares 2 Flares ×

Hoje em dia o número de empresas que estão optando por contratar profissionais PJ (Pessoa Jurídica) vem aumentando cada vez mais em relação as que contratam CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) uma vez que a contratação PJ conta com serviços mais especializados e a diminuição dos custos trabalhistas e a CLT gera mais gasto com impostos, férias, fundo de garantia entre outros. Vale a pena ressaltar que este tipo de contratação não está de acordo com as normas de trabalho vigentes no Brasil.

Para as empresas o sistema PJ tem sido vantajoso, pois contratam profissionais qualificados por tempo determinado e no final do contrato o profissional sai da empresa sem gerar qualquer ônus.

E para o profissional qual das duas contratações é a mais vantajosa? Vamos então fazer algumas comparações:

-Com a contratação PJ as empresas pagam menos impostos, pagando assim maiores salários, cabendo ao profissional administrar planos de saúde, previdência e etc…

  • O profissional contratado por CLT tem parte de seu salário convertido em benefícios como vale alimentação e plano de saúde e dependendo da empresa algumas parcerias com fornecedores de veículos, eletrodomésticos que oferecem descontos;
  • O sistema PJ possibilita uma flexibilidade de horário e até mesmo o local de trabalho, além de permitir uma troca rápida de emprego caso apareça uma oportunidade melhor;
  • A CLT proporciona um plano de carreira que dá preferência para o trabalhador no caso de aparecer alguma vaga de chefia ou liderança, devido ao vínculo com a empresa;

  • -Algumas empresas grandes oferecem a participação nos lucros o que pode compensar na diferença salarial com relação à contratação PJ. Dependendo do desempenho do funcionário o pagamento pode ser de 1, 2 ou mais salários.

  • – Funcionários CLT ganham 13º salário e possuem férias remuneradas, o que não acontece com a contratação PJ.

A vantagem de cada contratação vai depender do perfil do trabalhador. Para quem tem intenção de construir carreira ou têm dependentes a CLT parece ser mais vantajosa, já a PJ pode ser uma boa opção para quem tem vários projetos e possui infraestrutura para executar os serviços. É preciso avaliar cada uma delas para concluir qual a que se encaixa mais com os seus objetivos e suas necessidades.

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário

2 Flares Twitter 0 Facebook 2 Google+ 0 Pin It Share 0 2 Flares ×