Importância da Contabilidade Para Pequenas e Médias Empresas

7 Flares 7 Flares ×

Contabilidade

No senso comum o termo contabilidade é muito utilizado para denominar os pagamentos de impostos, porém a contabilidade se refere ao estudo das variações dos conjuntos de bens, direitos e obrigações dos patrimônios de uma pessoa física ou jurídica, algo bem mais simples do que parece. Já no âmbito corporativo entre as micros, pequenas e médias empresas é vista como um departamento que serve para atender as exigências dos órgãos de arrecadação de impostos do governo.

Por estes motivos a contabilidade é pouco usada pelos empresários, que precisam ser alertados sobre a necessidade de manter a escrituração contábil em dia. Devido a essa imagem um pouco distorcida que a contabilidade tem os profissionais veem tentando mostrar a utilidade, aplicabilidade, necessidade e benefícios que a contabilidade pode trazer para as empresas, mostrando que ela pode ser umas das ferramentas imprescindíveis para o correto gerenciamento, das empresas de pequeno e médio porte de quaisquer ramos.

A contabilidade ajuda na relação entre instituições financeiras no acesso a linhas de créditos, é indispensável na hora da solicitação de recuperação judicial, por meio dela é possível realizar a economia tributária na repartição dos lucros para os sócios da corporação, com redução dos impostos pagos na pessoa física, é a real situação patrimonial da empresa, o que serve como prova para os sócios que quiserem deixar a sociedade para fins de apuração de haveres ou venda de participações, também serve de amostra em disputas judiciais entre herdeiros e sucessores de sócios, serve como auxilio em reclamações trabalhistas e ajuda a empresa a diminuir os ricos de atuações fiscais relacionadas a tributos estatais, federais, municipais ou estaduais.

É imprescindível que os gestores considerem que manter a contabilidade em sua versão mais básica, que é a contabilidade societária torna a empresa pronta para superar qualquer situação de risco.

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário

7 Flares Twitter 0 Facebook 7 Google+ 0 Pin It Share 0 7 Flares ×