Margem de Lucro – Como calcular?

0 Flares 0 Flares ×

Para falar de margem de lucro é preciso falar sobre dois conceitos fundamentais:

Formação do preço de venda – Leva em consideração a abrangência e cobertura de todos os custos da empresa e a geração do lucro, ou seja, tirar todos os custos ligados à empresa a partir da venda do produto, tais como: custo fixo, custo variável ou não operacional e dessa forma obtendo o lucro;

Lucro – retorno esperado para o capital investido.

No que diz respeito à formação do preço de venda podemos dizer que envolve aspectos que devem estar sob o controle do empreendedor, em especial o custo de produção, e outros que não estão em seu controle, pois dependem do mercado é ele quem dita às regras de quanto cobrar, não adianta querer ganhar muito mais do que está sendo praticado.

Se o caso for um produto ou serviço novo, ainda não explorado no mercado sem base para cálculo de preço praticado, corre-se o risco de cobrar preços acima do esperado, nesse caso é bom ficar atento. Existem algum produtos e serviços que devido a suas características diferenciadas permitem que se pratique preços acima, são os chamados “premium price”.

Para que seja vantajoso é necessário que o retorno financeiro seja maior que o esperado para uma aplicação ou dívida. Dependendo do tipo do mercado em que se esteja atuando existe uma medida de retorno, no varejo gira em torno de 4% e em serviços em torno de 20%.

Determinado o preço de venda e dele subtraindo todos os custos para a produção e entrega, incluindo os impostos, se obterá a margem de lucro. Não se esqueça de incluir também os custos fixos, que são aqueles que existem independente de haver produção ou não.

Se o resultado for inferior à margem do mercado ou negativo será necessário verificar a eficiência operacional, talvez o problema esteja relacionado ao volume de vendas, deve-se levar em consideração a quantidade mínima estabelecida e também a estrutura de endividamento para financiar o negócio.

Para obter o sucesso esperado é importante que o retorno seja aquele possível de se conseguir em relação à remuneração no mercado financeiro. Seja consciente, faça as contas e mão à obra.

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×