O que faz o departamento fiscal e tributário?

9 Flares 9 Flares ×

Por ser uma das áreas mais delicadas de uma empresa, é a contabilidade fiscal que registra os fatos do dia a dia, servindo como base para a apuração de impostos, atendimento entre as exigências fiscais e o controle das receitas e despesas da empresa.

Para se evitar problemas futuros, o profissional encarregado por essas apurações deve gerir um trabalho ético e continuo no aprofundamento das mudanças nas legislações.

Serviços do Departamento Fiscal:

Regime tributário

Com diferenciados setores da economia e portes de empresa é importante o enquadramento no regime tributário: Lucro Real, Lucro Presumido, Simples Nacional e Lucro Real Estimado.

Impostos

A apuração de impostos: Simples; ISS, ICMS, ICMS-ST, COFINS, IRPJ, CSLL, etc. É feita de acordo com o faturamento e receitas auferidas no mês. Cada tributo tem seu cálculo especifico.

Os impostos retidos na fonte; IRRF, INSS, ISS, PIS/COFINS/CSLL, etc. Serve para que um contribuinte fiscalize o outro.

Escrituração

Toda empresa deve manter sua escrituração fiscal em dia; Livro de Entradas, Livro de Saídas, Livro de Registro de Apuração de ICMS, entre outros.

O que já está sendo exigido por alguns setores da economia e logo será exigido para todas as empresas e o SPED FISCAL (Conjunto de escrituração de Documentos Fiscais). Há também serviços que não geram nenhum recolhimento e também não tem efeito para alguma tomada de decisão. Obrigações acessórias; GIA, DIPJ, DASN, DCTF, DACON, DIMOB, DIRF, REDF, SINTEGRA, etc.

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário

9 Flares Twitter 0 Facebook 8 Google+ 1 Pin It Share 0 9 Flares ×