Sistema de Informação Gerencial e sua Eficácia

2 Flares 2 Flares ×

Sistema de Informação Gerencial

O sistema de informação gerencial ou SIG é basicamente o uso de computadores na rede de canais de comunicação de uma empresa, esses computadores coletam dados, que posteriormente são processados e transformados em informações, estas que geram um mecanismo de feedback para facilitar o processo decisório.

Este sistema mostra relatórios rápidos e precisos, que contêm dados como: a quantidade de funcionários, a produção individual, o custo médio da matéria prima utilizada e o valor da revenda dos produtos trabalhados, desta forma este método ajuda a reduzir os custos de operação e podem ajudar a melhorar a produtividade da empresa. É uma tecnologia que envolve todos os setores da organização, que são: o estratégico, tático e operacional. Serve também para dar projeções das decisões tomadas a longo prazo, facilitando o fluxo de informações, evitando a centralização das decisões é preparando os gestores para possíveis imprevistos.

As SIG funcionam em conjunto com o fator humano dentro da empresa. Elas identificam, analisam e estabelecem soluções a um problema, mas estas devem ser avaliadas por pessoas qualificadas que determinarão se as praticas apontadas são viáveis ou não. Após este processo passa-se a buscar novas alternativas, as mais adequadas serão implantadas na rotina da empresa, para novamente serem avaliadas e qualificadas como positivas ou negativas a necessidade da organização. Este processo dura até o sistema de informação gerencial identificar novos problemas e gerar novas soluções, tornando-se um ciclo. O processo de decisão é baseado em: programadas que se referem à rotina empresarial e as não programadas que apresentam fatores novos.

A partir das informações obtidas os gestores podem aperfeiçoar os serviços oferecidos, estimular seus funcionários e melhorar a estrutura organizacional, mas é preciso manter os funcionários, que iram manusear o sistema, sempre atualizados para melhor interpretação das informações.

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário

2 Flares Twitter 0 Facebook 2 Google+ 0 Pin It Share 0 2 Flares ×